A massa foi desenvolvida no século 12, no norte da Itália, em Emília-Romanha, cuja capital é Bolonha.
Cappeletti significa “pequeno chapéu” e recebeu este nome porque seu formato se parecia com os chapéus medievais, em italiano “capellos”.
Os cappeletti surgiram como uma evolução dos ravioli. No século 13, os ravioli já encantavam os nobres e os plebeus do norte da Itália. Esses pasteizinhos com forma quadricular eram recheados com queijo ou com carne.
Com o decorrer do tempo, após muitos enganos na hora de servi-los, passaram a diferenciar um recheio do outro através de formatos diferentes. Os de queijo mantiveram no forma quadricular. Já os de carne passaram a ter a forma de um triângulo, com uma de suas pontas retorcidas. Esta nova forma era semelhante a de um chapéu de bico, e daí veio o nome – cappeletti significa “chapeuzinhos” em italiano. A tradição diz que os ravioli não podem ter carne em seu recheio, enquanto os cappeletti não utilizam queijo.
Os cappeletti são tradicionalmente servidos em caldo, assim como o tortellini (a diferença entre os dois está no recheio). O tradicional jantar de Natal no norte da Itália começa com cappeletti em caldo Capon.
Fala a verdade, essa história toda deu água na boca, não é? Clique aqui e faça seu pedido!